O que você procura
você está no Hospital Esperança Recife
Hosp Israelita
Hosp Niteroi D'Or
Hosp Assunção
Hosp Norte D'Or
Hosp Badim
Hosp Oeste D'Or
Hosp Bangu
Hosp Quinta D'Or
Hosp Barra D'Or
Hosp Ribeirão Pires
Hosp Bartira
Hosp Rios D'Or
Hosp Caxias D'Or
Hosp SANTA LUZIA
Hosp Copa D'Or
HOSP SÃO LUIZ
Hosp e Mat Brasil
Hosp São Marcos
Hosp Esperança Olinda
Hosp Sino Brasileiro
Hosp Esperança Recife
Hosp Villa-Lobos
Hosp iFor
Hospital Copa Star
HOSPITAL REAL D'OR
Mudar hospital

Releases


08/10/2015 - Envelhecer com saúde é possível

Para muitos, velhice é sinônimo de doença. No entanto, chegar à terceira idade pode ser bastante prazeroso e saudável. “O que seremos na velhice é reflexo do que fizemos na juventude. Portanto, uma pessoa com hábitos saudáveis tem mais chances de ter um envelhecimento bem sucedido”, afirma a geriatra Karine Miranda, do Hospital Esperança Recife. 


Hábitos alimentares e prática de atividades físicas são fundamentais em todas as fases da vida. Mesmo com o avanço da idade, o corpo precisa estar em movimento e é importante atentar ao que se consome. A dica é a mesma para qualquer idade: procure incluir na dieta fibras, frutas, legumes, verduras, carnes magras, alimentos integrais e as gorduras boas (peixes, castanhas e óleos vegetais), que são excelentes aliadas da saúde do coração. Em relação à hidratação, o ideal é consumir no mínimo dois litros de água por dia. Isso ajuda a melhorar a digestão e reduzir o inchaço do corpo.

 

 

Já a prática de exercícios precisa ser adequada, levando-se restrições em consideração – como problemas nas articulações, por exemplo. Caminhada, atividades em equipe, natação, hidroginástica, há uma infinidade de opções que podem ser escolhidas de acordo com as necessidades e preferências de cada um. “O importante é que o idoso seja ativo, pois a prática de exercício físico elimina a indisposição e auxilia no controle de algumas doenças, como diabetes e hipertensão. Além disso, ainda pode evitar a obesidade, reduzir a perda de massa óssea e muscular”, diz a médica.

 

 

Outro ponto fundamental é a qualidade do sono. É nesse momento que ocorrem os processos metabólicos que tendem a equilibrar o organismo. Noites mal dormidas antecipam o envelhecimento, dificultam a concentração e atrapalham a disposição. O check-up anual também é importante, pois identificar doenças em fase inicial aumenta as chances de tratamento e a qualidade de vida.

 

 No entanto, nada é tão importante quanto sentir-se bem. É fundamental que não haja isolamento na velhice. O convívio social é muito importante. Visite os amigos, vá ao cinema, conheça novos lugares, adote e coloque em prática um hobby – como pintura, leitura, dança, o que deixar mais feliz. Além de estimular o raciocínio, essas atividades são excelentes para evitar a solidão e relaxar corpo e mente.  

 

 #RedeDOR #EsperançaRecife